Os Doze mandamentos

 

Os Doze mandamentos

A Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) tem uma lista com

"doze mandamentos" para a segurança dos motociclistas nas ruas e nas estradas brasileiras.

 

1. Mantenha a motocicleta sempre em ordem
Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus;

verifique farol, setas, lanterna e luz de freio;

Verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e

a regulagem se for freio hidráulico; verifique

o cabo, e a regulagem da folga ideal do sistema

hidráulico; verifique os amortecedores traseiros

e as bengalas dianteiras quanto a vazamentos;

verifique a vela, cachimbo e cabo; troque

periodicamente o conjunto de coroa, corrente

e pinhão; tenha sempre a mão a CNH, DUT,

IPVA e o seguro obrigatório; utilize o protetor

de pernas ("mata-cachorro") e antena anti- cerol.

2. Pilote utilizando equipamentos de segurança
Capacete aprovado pelo INMetro; calça e

jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de couro);

use sempre botas ou sapados reforçados e luvas, de

preferência de couro.

3. Reduza a velocidade
Quanto menor a velocidade, maior será o tempo

disponível para lidar com o perigo de uma condição

adversa ou situações inesperadas, como mudança

súbita de trajetória de outro veículo.

4. Atenção e concentração
O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção

do motociclista, por isso evite se distrair.

5. Respeite a sinalização de trânsito
Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito.

6. #PALAVRÃO#idado nos cruzamentos
Os cruzamentos são os locais de maior incidência

de acidentes de trânsito, então redobre a sua atenção e

reduza a velocidade ao se aproximar, principalmente nos

cruzamentos sem sinalização de semáforos.

7. #PALAVRÃO#idado nas ultrapassagens
Sinalize com antecedência sua manobra e certifique-se

de que você realmente foi visto pelo motorista a ser

ultrapassado; #PALAVRÃO#idado ao passar entre veículos,

principalmente ônibus e caminhões.

8. #PALAVRÃO#idado com pedestres
Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito

urbano; seja cordial e #PALAVRÃO#idado com os pedestres

desatentos, principalmente crianças e idosos.

9. Seja visto
Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais

refletivos; se estiver em rodovia ligue o pisca alerta.

10. Alcoolismo
Está mais que provado que bebida e direção não

combinam. Então, se beber não pilote, fique vivo

no trânsito.

11. Mantenha distância
É imprescindível manter uma distância segura dos veículos

à frente (cerca de cinco metros) principalmente em

avenidas e rodovias.

12. #PALAVRÃO#idado com a chuva
Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas

bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de

frenagem é duas vezes maior que o normal.

Fonte: Abram Brasil

-\�ug0B(�A6) Importância do Garupeiro
A garupa é um personagem muito importante quando

estamos rodando em grupo, pois é ela (e) quem faz os

sinais (de lombadas, sinalizar presença de buracos,

sinalizar virar à direita/esquerda, etc).

 

7) Responsabilidade
Quando se está rodando num grupo, a responsabilidade é

coletiva. É preciso pilotar para você e para todos os demais

do grupo, se preocupar com você e com todos os demais do grupo.

8) Realização de Briefing completo
Resumo falado em voz alta, minutos antes da partida do

grupo para rodar junto na estrada, com todos os participantes,

a fim de deixar todos conscientes e informados sobre todo o trajeto que o grupo irá fazer, onde será a parada de abastecimento/lanches, local de chegada no destino e comportamento na estrada.

Os pontos mais relevantes de abordagem de um briefing são: 
a) Para onde vai o passeio/viagem;
b) Quais estradas serão utilizadas;
c) Qual o trajeto será feito quando se chegar ao destino (passeios, restaurante, hotel, etc);
d) Definição do líder (piloto/moto que vai à frente), quem vai ser o anjo (piloto/moto que será o último do grupo); 
e) Verificar quais dos participantes do grupo são novatos (primeiro passeio no grupo) e dar orientação específica a esses; 
f) Importante na volta do passeio, marcar um encontro (próximo da cidade de retorno) a fim de se realizar a despedida de todos participantes, assim, não há aquela impressão que todos sumiram e foram embora sem se despedirem. Dar-se um "fechamento" ao passeio e todos se despedem;
g) Nas paradas nos postos de abastecimento, é preciso ter dinheiro (em espécie) para realizar o pagamento, pois se alguns começam a realizar o pagamento com cartões, leva-se mais tempo para a operação e atrasa todo o grupo. Se possível, avisar os postos de abastecimento com antecedência, que irão parar diversas motos, afim que os postos se preparem para receber simultaneamente dezenas de motos para abastecimento; 
h) Quando um carro cruza o grupo, entra no meio do grupo e divide o mesmo, é preciso ter paciência, não se incomodar com isso, e naturalmente, certamente o carro sairá no meio do grupo e uma outra ele irá embora e o grupo volta a ficar unido normalmente.